Quando e como trocar a fralda
A fralda deve ser trocada sempre que o bebê tiver urinado ou evacuado.
Esta máxima, que norteou as mães durante muitos anos, tem sido abalada pelo lançamento dos novos modelos de fralda descartáveis, uma vez que elas são confeccionadas de modo que uma gelatina coagula e retém a urina longe da pele do bebê, impedindo que ela extravase .
Uma criança que não tem ainda o controle esfincteriano urina em média a cada 2 hora. Antigamente, quando se usava fraldas de pano, esse era o tempo entre uma troca e outra.
Sempre que a criança evacuar a fralda deve ser trocada para que a acidez das fezes não provoque assadura no bebê.
Antes de iniciar a troca deve-se separar todo o material necessário, colocando-o fora do alcance do bebê.
A limpeza deve ser feita com algodão umedecido em água morna. O excesso de fezes e urina deve ser retirado com movimentos que vão da frente - para trás.
Os lenços umedecidos podem ser utilizados eventualmente, na troca de fraldas fora de casa, por exemplo.
Após a limpeza da pele, secar a região com uma toalha macia ou uma fralda de pano e aplicar uma fina camada de pomada à base de óxido de zinco para proteger a pele do bebê, se necessário.
A fralda deve ser apropriada ao tamanho do bebê, para que não fique apertada nem muito larga.
Algumas crianças podem não se adaptar a determinado marca de fralda, apresentando alergias ou assaduras. Isso deve ser levado em conta na hora de fazer a compra.
- Recém nascidos chegam a usar de 8 a 10 fraldas por dia.
- De seis meses a um ano e meio essa quantidade pode diminuir pra 4 a 8 fraldas
- Acima de 1 ano e meio, ou quando eles começam a andar, a quantidade diminui ainda mais, chegando a 3 a 4 fraldas por dia, até o desfralde diurno.